Leandro Rodrigues
Vice-governador foi recebido por mais de 600 correligionários em Santa Maria
Depois de passar por Campo Bom, Rio Pardo e Alegrete – onde mobilizou aproximadamente 1,3 mil filiados de nove regiões do estado –, o MDB chega a
Santa Maria com a série
“Pelo Rio Grande – Pra seguir fazendo história”. A quarta edição do encontro foi realizada neste sábado, 16 de agosto, no Avenida Tênis Clube e contou com a participação de aproximadamente 600 militantes das Coordenadorias Centro do Estado, Centro Serra, Quarta Colônia e Vale do Jaguari. O momento foi decisivo para firmar os nomes da macrorregião à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados e dar corpo à pré-candidatura do vice-governador Gabriel Souza ao Palácio Piratini.
Responsável pelo comando das atividades - onde o discurso de dezenas de correligionários foi uníssono a favor de que o MDB assuma o compromisso de liderar o projeto político de desenvolvimento hoje em curso no Rio Grande do Sul -, o presidente do Diretório Estadual, deputado Vilmar Zanchin, afirmou que o partido atua de forma estratégica, superando etapas e avançando no planejamento para 2026.
“Garantimos a unidade, fomos a primeira legenda a confirmar o nome do nosso pré-candidato ao Governo do Estado e agora, liderados pelo Gabriel, estamos trabalhando pela construção de uma ampla e robusta aliança para conquistarmos a vitória e o quinto governador do MDB para o Rio Grande do Sul”, disse Zanchin.
Anfitrião do encontro de Santa Maria, o secretário de Desenvolvimento Social do Estado Beto Fantinel fez um retrospecto do atual cenário político e econômico e os impactos para o Rio Grande do Sul. Mencionou, por exemplo, as enchentes de 2024 e a taxação dos produtos brasileiros pelo governo dos Estados Unidos. “São muitas perdas e cada vez mais pessoas estão precisando do poder público”, mencionou o secretário.
Beto Fantinel criticou que tragédias e dificuldades sejam usadas como moeda de troca de grupos políticos que fomentam à radicalização, causando graves prejuízos justamente à parcela da população mais vulnerável. “Está no DNA do MDB dialogar e produzir conexão. E o nosso partido entrega um jovem preparado para liderar esse que é um dos momentos mais difíceis da nossa história. Precisamos sair deste ambiente bélico, focar e fazer a travessia”, discursou Beto. Ao final, fez uma convocação aos correligionários: “A eleição do Gabriel começa pela gente”.
POLÍTICA: INSTRUMENTO DE UNIÃOEm roteiro na cidade desde sexta-feira (15), quando participou das celebrações do primeiro ano da coroação da Nossa Senhora Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho, o vice-governador Gabriel Souza destacou que a política precisa voltar a ser instrumento de união e não de conflitos. Ele lembrou que, “não se faz o bem praticando ódio” e que “corajoso hoje é quem diz não à radicalização”. Para Gabriel, a atividade política só cumpre sua missão quando está voltada a “melhorar a vida das pessoas e cuidar das cidades”.
Gabriel ainda alertou para os riscos da radicalização, o que, segundo ele, deixou de ser apenas uma disputa eleitoral e passou a interferir diretamente na vida real das pessoas. “A radicalização entrou nas nossas casas, nos churrascos de domingo, no emprego e até na conta bancária das famílias. Esse ambiente de extremismo prejudica 100% dos brasileiros”, disse. Para Gabriel, cabe ao MDB liderar um projeto que supere as divisões e assegure que o Rio Grande do Sul e o Brasil deem “um passo adiante, sem retrocessos”.
O emedebista também fez um resgate da sua trajetória no partido e da importância da legenda no processo de transformação do Estado. “Estou nesse partido há 25 anos. Comecei na Juventude do PMDB, fui presidente do núcleo estadual e nacional e hoje sou vice-governador. O MDB tem um passado que nos orgulha e um presente que faz a diferença, seja na Assembleia Legislativa ou no governo gaúcho. Agora, precisamos garantir também o futuro do partido, atualizado com os novos tempos e as novas bandeiras”, defendeu.
PRÉ-CANDIDATURASO encontro de Santa Maria reuniu as Coordenadorias do Centro do Estado, Centro Serra, Quarta Colônia e Vale do Jaguari. Juntas, as quatro regiões somam 574,8 mil eleitores, onde o MDB está representado por 11 prefeitos, 14 vices e 110 vereadores.
Faltando mais de um ano para as próximas eleições, a macrorregião está organizada e contabiliza expressivos nomes para compor as chapas de pré-candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados.
Líder político do MDB, Beto Fantinel (Secretário de Desenvolvimento Social do Estado | Santa Maria), é o preferencial para deputado estadual em duas das quatro regiões. Centro do Estado e Quarta Colônia fecharam apoio em torno do seu nome. Vale do Jaguari, além de Beto, também sustenta a pré-candidatura à Assembleia de Cris Lohmann, presidente do MDB Mulher-RS. Já o Centro Serra prospecta a indicação de Marciano Ravanello, ex-prefeito de Arroio do Tigre.
Para o cargo de deputado federal, Paulinho Salerno, ex-prefeito de Restinga Sêca e ex-presidente da Famurs, é a aposta da Quarta Colônia, mas a pré-candidatura tem apoio em toda macrorregião.
Outros nomes confirmados à Câmara dos Deputados são o do vereador Rudys Rodrigues (Santa Maria) pelo Centro do Estado, do deputado federal Alceu Moreira (Osório) pelo Centro Serra e de Cátia Siqueira (Jaguari) e Eva Muller (Cacequi) pelo Vale do Jaguari.
PRESENÇASA quarta edição da série "Pelo Rio Grande", comandado pelo presidente do MDB-RS, deputado Vilmar Zanchin e, tendo como anfitrião o secretário de Desenvolvimento do Estado, Beto Fantinel e o presidente do MDB local, Igor Alves, contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza, dos demais secretários de Estado, Edivilson Brum (Agricultura) e Juvir Costella (Logística e Transportes), dos deputados estaduais Patrícia Alba, Rafael Braga e Tiago Simon, do vice-presidente do MDB-RS, ex-senador José Fogaça e do ex-prefeito e ex-deputado Marco Alba.
Pelos núcleos e associações participaram Gilson de Carli (Associação de Prefeitos e Vices), Rudys Rodrigues (Associação de Vereadores), Juciane Ferreira (Afro), Milena Lopes (Comunitário), Deodoro Gomes (Cultura), Aiesa Pedroso (Diversidade), Cris Lohmann (Mulheres), Rômulo Teixeira (Juventude), Solon Júnior (GT Educação) e Paulinho Salerno (FUG-RS).
Pelas coordenadorias Marcelo Acosta (Centro do Estado), Alexander Castilhos (Centro Serra), Valério Trebien (Quarta Colônia) e Renato Cadó (Vale do Jaguari).
➡️ ASSISTA AO VÍDEO INSTITUCIONAL DA SÉRIEConfira aqui a agenda dos próximos encontros: mdb-rs.org.br/pelo-rio-grandeCONFIRA GALERIA DE FOTOS ABAIXO ⬇️