Arquivo | MDB-RS
O defensor da democracia
O MDB gaúcho se despede de uma de suas grandes personalidades históricas. Nos deixou na madrugada desta quarta-feira, 14 de agosto, aos 92 anos, Zeno Pessin, fundador do partido em Farroupilha. Seu Zeno era reconhecido por sua luta pelo fortalecimento do partido e pela defesa dos direitos democráticos. Mesmo dispensado da obrigatoriedade de votar, nunca abdicou deste direito. Fazia questão de participar das atividades de campanha e especialmente de registrar o seu voto a cada nova eleição.
Antes de partir nesta madrugada, uma de suas últimas ações foi deixar mensagem para o vice-prefeito de Farroupilha Jonas Tomazzini, pré-candidato do MDB à prefeitura. “Lhe transmito os votos de pleno sucesso na tua administração. A juventude de hoje é o que devemos respaldar e dar força para que siga nesta caminhada triunfante que é o nosso partido. Um abraço e até outra viagem”, declarou seu Zeno.
Bolivar Pasqual, ex-prefeito de Farroupilha, lamentou a perda do amigo e correligionário. "O Zeno era um exemplo de emedebista para todos nós. Sua bravura, determinação e bom relacionamento com a cidade sempre contribuíram com os nossos projetos de desenvolvimento de Farroupilha. Um grande conhecedor da história e um amigo fiel”, comentou Pasqual.
Neste momento de luto, a Executiva Estadual do MDB-RS se solidariza aos emedebistas e cidadãos de Farroupilha e através do presidente Vilmar Zanchin e deixa um fraterno abraço à toda comunidade.
CerimôniaO velório acontece durante essa quarta-feira, 14 de agosto, na Capela "A" do Memorial São José de Farroupilha e, a cerimônia de despedida, às 17h no Crematório São José de Caxias do Sul.
HistóriaNascido em 13 de dezembro de 1931, descendente de imigrantes italianos, Zeno Pessin, junto com Clemente Baretta, Erci Busetti, Júlio Piazza e Wilson Cignachi lideraram o movimento de fundação do MDB de Farroupilha, formalizado em 6 de junho de 1966. A legenda governou a cidade por quatro mandatos e atualmente conta com a contribuição do vice-prefeito Jonas Tomazini.
Seu Zeno foi três vezes presidente da legenda e contou com a ilustre presença do ex-senador Pedro Simon nos palanques de campanha por dezenas de oportunidades. Teve também a alegria de ter a filha Maristela Pessin vereadora do município por quatro mandatos.
O emedebista foi casado com Zelinda Rodolfo Pessin (in memoriam), com quem teve quatro filhas: Mariângela, Maristela, Marilice (in memoriam) e Luciane. Posteriormente, casou-se com Terezinha Alda Pessin, com quem teve sua filha Lucile. O amor por suas filhas era imenso, mas nos netos encontrou um afeto ainda maior: Paula Maria Pessin Bridi, Marcela Pessin Haubert, Augusto Pessin Correa e Teodoro Pessin Bettiol.
A trajetória de Seu Zeno pode ser conferida na biografia “O Bom moço”, escrita por Maria Cleufe Bianchi Poniwass.