Com um discurso marcado pela emoção, que recuperou passagens marcantes da sua trajetória pública e a luta pessoal diante do tratamento do câncer, o deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB) enalteceu a figura do gaúcho como o maior potencial do estado. “Os gaúchos representam nossa maior bandeira. Aprendi que o importante é cuidar das pessoas”, afirmou o deputado.
O momento mais emblemático foi quando Mendes expôs o desejo pessoal que nutria em ser candidato a governador. “Não terei como realizar o sonho do meu pai, mas quero dizer que ofereço ao meu partido o que de melhor eu tenho, a lealdade aos companheiros”, afirmou o ex-ministro da Agricultura, que confirmou sua disposição de concorrer à reeleição em 2014.
Revisitando várias passagens dos três governo do PMDB e da experiência como Ministro da Agricultura, Mendes atraiu a atenção de um Teatro dante Baroni lotado durante o Encontro Estadual que a sigla realiza nesta sábado, em Porto Alegre. Ele ressaltou “a história incomparável do PMDB” e elencou caminhos para “construir um futuro que nos orgulhe”.
Uma das principais sugestões que apresentou se relaciona ao histórico do PMDB no Palácio Piratini de estabelecer parcerias em favor do crescimento da economia. “Fizemos isso na agricultura e a resposta está aí para todos confirmarem”, referiu-se aos indicadores positivos que o setor vem apresentando.
O ex-ministro criticou a estagnação do estado e destacou a capacidade do PMDB em enfrentar os temas mais decisivos ao desenvolvimento do RS. “Foi assim no trabalho da Constituição Estadual e na luta pela reforma tributária. Quero um governo parceiro dos municípios e que consiga reordenar as relações do estado”, apontou. “As ideias são nossas, basta colocá-las em prática”, assinalou ele.
Sempre reforçando sua confiança na militância do partido, “que mostrará como ganhar as eleições”, Mendes manifestou-se preocupado com a necessidade de definir as coligações para as eleições de 2014. “Quais são nossas alianças?”, instigou, salientando para a necessidade da sigla retomar os debates sobre os grandes desafios do estado.